A participação dos pais no Grupo Escoteiro

 

                                                         Um grupo nada mais é que uma Associação de Pais. A tarefa de educar os filhos                                                                cabe aos pais. Quando eles procuram o Grupo Escoteiro, significa que eles                                                                        acreditam que o Escotismo trará benefícios para seus filhos. Para tal, eles se                                                                    associam ao Grupo e seus filhos participam na condição de beneficiários,                                                                          usufruindo de um trabalho de complementação educacional que objetiva ampliar a educação que é proporcionada pela família, escola e religião. Neste contexto, cabe aos pais contribuir com os voluntários, a fim de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento deste trabalho.

Que tarefas os pais podem exercer num Grupo Escoteiro?

a)       Comparecer à reunião anual da Assembléia de Grupo, que é realizada até o mês de dezembro de cada ano, e às reuniões do Conselho de Pais das Seções que seus filhos participam. A Assembléia de Grupo é uma reunião deliberativa, onde anualmente são apuradas as contas da Diretoria de Grupo, estabelecidas suas mensalidades e a cada dois anos eleitos os integrantes da Diretoria e da Comissão Fiscal. Estes, assim como os Diretores nomeados, são os Dirigentes do Grupo Escoteiro. Os Escotistas (chefes) são aqueles adultos que lidam diretamente com os jovens nas Seções.

b)      Colaborar nas atividades externas da Seção de seus filhos, seja contribuindo com o deslocamento (dos membros juvenis, dos Escotistas e dos materiais), auxiliando na elaboração, compra e preparo dos alimentos das atividades, bem como auxiliar nas atividades quando for necessário. Esta se constitui numa excelente oportunidade de conhecer um pouco mais os outros Pais e os colegas de seu filho no Grupo Escoteiro.

c)       Colaborar como instrutor e/ou Avaliador de Especialidades. As especialidades são constituídas de uma ampla relação de habilidades a serem aprendidas e demonstradas pelos membros juvenis em cinco ramos de conhecimento (ciência e tecnologia, cultura, desporto, serviços e habilidades escoteiras). Nesse caso é importante ler a relação das Especialidades - Click Aqui.

d)      Também podem ajudar de forma mais efetiva a alguma Seção do Grupo Escoteiro, colaborando como Assistente de uma Seção com a qual tenha mais afinidade, pela faixa etária de seus integrantes. Pode ser realizado um estágio em várias Seções para escolher aquela que prefere.

e)      Colaborando em projetos que o Grupo Escoteiro necessita tais como participar das campanhas financeiras com o propósito de levantar recursos financeiros para viabilizar, as manutenções da sede, compra de barracas, redução do custo no pagamento de atividades escoteiras regionais e nacionais.

f)        Podendo ajudar a Diretoria de Grupo, contribuindo como Dirigente de algum dos Diretores do Grupo Escoteiro.

O importante é lembrar que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, que conta com a colaboração de adultos, que atuam de forma voluntária. E esse grupo de voluntários precisa da colaboração de todos os associados.

Seja bem-vindo à Família Guia Lopes, um Grupo Escoteiro formado por uma equipe de voluntários que deseja muito contar com a colaboração de todos os Pais dos membros juvenis que ingressam nesta família.

Diretoria do 17 GEGL

pais.png