b2571316-036e-45d6-84ad-ddb30ad726fa.jpg

NOSSA ALCATEIA

Quem somos

O ramo Lobinho (Alcateia) é o ramo para as crianças a partir de 6,5 até 11 anos incompletos de ambos os sexos.

O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida em grupo, preparando para a vida adulta.

A Alcateia usa como fundo de cena a inspiradora obra de Rudyard Kipling “O Livro da Jângal”, resumido em "Mowgli, O menino lobo".

Os chefes dentro da alcateia são representados pelos personagens da estória chamados de Akelá, Baloo, Bagheera, Kaa e outros nomes de personagens representados no " O Livro da Jângal".

A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades onde visam a progressão pessoal por meio da promessa e da lei, pois para nós ela é única e das áreas de desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e do caráter.

 

ALCATEIA (1).jpg

Juraci Bomfim

IMG-20190907-WA0161.jpg
WhatsApp Image 2021-10-02 at 10.08.12.jpeg
WhatsApp Image 2021-10-02 at 11.45.42.jpeg
WhatsApp Image 2021-10-02 at 09.50.14.jpeg
IMG-20200301-WA0086.jpg

ENSINANDO VALORES À NOSSA JUVENTUDE

Os benefícios do escotismo

Relacionam-se com a aquisição de conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos e com o aprendizado sobre como agir com relação às adversidades que a pessoa enfrentará pela vida.

Aprender valores morais

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade. As crianças ainda aprendem a praticar boas ações, sendo incentivadas a desenvolvê-las todos os dias.

O que temos a oferecer

Temos nossa própria lei, a lei do lobinho, que traz cinco artigos:

• O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;

• O Lobinho pensa primeiro no outros;

• O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;

• O lobinho é limpo e está sempre alegre;

• O Lobinho diz sempre a verdade.

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, o que se difere uma matilha das outras são as cores das pelagens dos lobos.

A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos próprios lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.

 

Aprender brincando

Para as crianças, principalmente as menores, tudo faz parte de uma gostosa brincadeira cheia de aventuras junto à natureza. Porém, durante as atividades dos escoteiros é trabalhada a construção do caráter do jovem. Trata-se de um complemento tanto do ambiente escolar quanto do familiar.

 

Unir pais e filhos

Diversas atividades de escotismo contam com o envolvimento dos pais das crianças e jovens escoteiros. Com isso, muitos pais acabam se envolvendo, naturalmente, nas atividades e ajudando na organização e, também, na administração do grupo. O resultado é uma melhor interação entre pais e filhos.

Pais.png
Uniforme para Lobinhos e Lobinhas | REGRA 047-I

O uniforme escoteiro, é formado por um conjunto de peças concebidas conforme definições e detalhamentos constantes nas fichas técnicas divulgadas pela Loja Escoteira inclusive com os modelos que os grupos recebem a título de doações, previamente aprovadas pela DEN, conforme o caso terá a seguinte composição: 

I – Uniforme escoteiro para Lobinhos e Lobinhas:

a) Camisa na cor azul marinho;

b) Camiseta – exibindo motivo escoteiro, usada em atividades, para substituir a camisa;

c) Calça ou bermuda na cor azul marinho;

d) Saia na cor azul marinho, devendo ser usada sobre shorts ou bermuda de malha azul marinho ou preto;

e) Cinto – na mesma cor do uniforme, com fivela de metal dourado tendo ao centro uma cabeça de lobo:

f) Meias – cinzas, tamanho ¾, com canhão. Em dias muito frios, recomenda-se às meninas o uso de meia-calça cor da pele.

g) Calçados - pretos;

h) O Lenço escoteiro é de uso obrigatório nas cerimônias e ocasiões formais, em formato triangular, com catetos medindo de 60 a 90 cm, na cor ou cores adotadas pelo Nível ou órgão escoteiro; passando e fechando no pescoço por um anel. Em lugar de adotar lenço com cores e desenhos próprios, todos os órgãos escoteiros podem optar pelo uso do Lenço da União dos Escoteiros do Brasil. O lenço poderá ser usado quando a camiseta estiver substituindo a camisa;

i) Cobertura – boné tipo “jóquei”, na cor azul marinho;

j) Agasalho – quando necessário, nos padrões comercializados pela União dos Escoteiros do Brasil, inclusive a jaqueta do vestuário escoteiro ou conforme definido pela Unidade Escoteira Local. Os membros de uma Alcateia devem ser incentivados a usar, tanto quanto possível, agasalhos de um mesmo tipo. 

Uniforme Lobinho.png
IMG-20180703-WA0037.jpg