Palavras Sublinhadas no texto - só clicar

Duvidas ou Contribuições:

O Grupo Escoteiro Guia Lopes

  O 1º Sargento Armando Luis Bomfim com sua experiência de Chefe Escoteiro adquirida no Estado do Paraná. Iniciou o Grupo de Escoteiros Guia Lopes em 20 de outubro de 1948 na praça Gen. Polidoro com 13 escoteiros tendo como Sub- Chefe o 3º Sargento Emmanoel Rodrigues de Oliveira . Em 30 de outubro de 1948 obteve autorização do Gen. Cyro do Espírito Santo Cardoso, tendo sua "Fundação em 31 de outubro de 1948," na Rua Professor Souza Corrêa nº 8 no Bairro Monte Castelo – Resende RJ. Mudando seu endereço depois de 4 anos para Rua Cel. Napion nº 25 no Bairro Monte Castelo – Resende RJ. Onde permaneceu por mais 4 anos mudando seu endereço em 1957 para dentro das dependências do Estádio Mark Clark Clack na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, pois foi fundado na época pelo então Tenente Armando Luiz Bomfim. Nós somos um Grupo de Escoteiros que pretende servir à comunidade, proporcionando aos jovens e adultos de nossa cidade a prática verdadeira do Escotismo Tradicional.

Somos reconhecidos em toda a cidade de Resende e principalmente pelos Órgãos Municipais por estarmos sempre trabalhando junto da Comunidade e principalmente por estarmos apoiando em todos os eventos que acontecem dentro de nossa cidade. Esse ano estamos completando 72 anos de atividades Escoteiras ininterruptas.

  O nome Guia Lopes foi escolhido em homenagem ao herói do Exército Brasileiro José Francisco Lopes. Segundo registros do Exército, assim que eclodiu a guerra, em 1864, a esposa e os 4 filhos de José Francisco Lopes foram presos e levados para o Paraguai, depois de uma das invasões do território brasileiro pelas tropas de Solano Lopes. Foi esse um dos motivos para o aparecimento do Guia Lopes: ele alistou-se voluntariamente no Exército brasileiro para guiar as tropas que iniciavam uma ofensiva em território paraguaio. José Francisco Lopes sonhava resgatar a família. A atuação do guia Lopes foi decisiva para evitar uma tragédia ainda maior. 
Ele não só guiou os soldados brasileiros, muitas vezes despistando o inimigo num terreno difícil, como cedeu todo o gado da família para alimentá-los na retirada. A tropa foi atingida pelo cólera e o próprio Lopes ficou doente. Segundo o Exército, ele teve um comportamento heróico até o último dia de vida. Agonizante, ainda guiava a marcha. E para aqueles que lhe diziam para poupar-se, ele respondia que ninguém podia contrariar a vontade de Deus. "Saibamos morrer; os sobreviventes dirão o que fizemos", disse ele.

capa1.jpg
Estádio+Mark+Clark (1).jpg
Gurra do Paraguai.png

O Guia Lopes e a Fazenda das Tamancas

Nosso Primeiro Acampamento

Relatório da 1º Excursão do Grupo Escoteiros “Guia Lopes”

 A primeira excursão 

O Grupo Escoteiro “Guia Lopes”, realizou no dia 07 novembro (domingo), a sua primeira excursão no local denominado “Cascata da Fazenda Membeca”.

A tropa iniciou às 8,30 horas sua marcha, partindo da Praça Gen. Polidoro, passando pela estrada pavimentada da Escola Militar.

Ao atingir a fazenda Santa Maria, a Patrulha do Leão, foi incumbida de realizar o itinerário e localizar o Bivaque, a qual desempenhou sua missão com muito acerto, apesar do seu pouco tempo de atividade.

Era intenção do Chefe Bomfim, estacionar na Fazenda Membeca, visto a tropa já ter percorrido uma grande distância. Mas, a “Patrulha Leão.”

Uracy: - figura central, inteligente e muito entusiasta pois foi ele o orientador o autor dos sinais de entrada.

Heraldo:- Ótimo escoteiro, pois com o seu bom humor não deixou que o cansaço tomasse conta de seus companheiros.

João Orlando (Plauto):- Este pequenino escoteiro irradiava para seus companheiros coragem, entusiasmo e muita disciplina.

Reinaldo e Himá: - Portaram-se admiravelmente prometendo ambos serem para o futuro, bons escoteiros.

Finalmente o nosso guia Haraldo que foi tomando conta da Patrulha do Leão demonstrou ser um elemento valoroso entusiasmado, sensato, paciente e bastante inteligente.

Parabéns! Escoteiros do “Grupo Guia Lopes”! Parabéns pelo seu valor e pelo seu patriotismo!  Parabéns pelo seu grande ideal que é o Escotismo, que nasceu para o engrandecimento desta Grande Pátria que o nosso querido Brasil!

 

Tudo pela Pátria.

Sempre Alerta

Resende 8 de novembro de 1948.