65268940_508179879721857_474972053783445
Boy-Scouts-coin.jpg

NOSSO CLÃ

Dama do Lago

Quem somos

O Clã Pioneiro é voltado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos.

O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira.

O lema do pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamada de Clã Pioneiro.

A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.

No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais.

O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer.

Antes de completar 21 anos de idade o Pioneiro deve deixar o Clã, após uma cerimônia na qual se despede de seus companheiros. Agora o jovem adulto pode continuar voluntariamente no Movimento como Escotista ou Dirigente Escoteiro.

59905857_483636095509569_508858953618371
65055390_511203912752787_103255375764625
pio.png
clã.png

ENSINANDO VALORES À NOSSA JUVENTUDE

Os benefícios do escotismo

Relacionam-se com a aquisição de conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos e com o aprendizado sobre como agir com relação às adversidades que a pessoa enfrentará pela vida.

Aprender valores morais

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade. As crianças ainda aprendem a praticar boas ações, sendo incentivadas a desenvolvê-las todos os dias.

O que temos a oferecer

Promessa

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira.

Lei Escoteira

  1. O escoteiro é honrado e digno de confiança.

  2. O Escoteiro é leal.

  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.

  5. O Escoteiro é cortês.

  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

O Projeto Pioneiro

Como pioneiro, você simboliza um trajeto de muito aprendizado e superação, independente de quando tenha entrado no Movimento Escoteiro. Suas experiências, erros e conquistas fazem toda a diferença agora – observando seu caminho percorrido, você deverá reconhecer suas competências e as áreas em que precisa crescer ainda mais.

Para isso, existe um percurso a ser percorrido: conquistar as Insígnias de Cidadania e do Comprometimento, revisar seu projeto de vida, e desenvolver um projeto pessoal que tenha duração superior a quatro meses e que possua todas as etapas propostas.

Como consequência do seu desenvolvimento, é possível chegar à Insígnia de BP, representando todas as vivências e etapas que você cumpriu no Ramo Pioneiro.

Aproveite seu período no Ramo Pioneiro e prepare-se, em breve você poderá proporcionar a outros jovens uma experiência tão incrível quanto a sua!

 

Uniforme.png
65109568_508180163055162_265563857616266
REGRA 047-II-A – UNIFORME SENIOR

O uniforme escoteiro, é formado por um conjunto de peças concebidas conforme definições e detalhamentos constantes nas fichas técnicas divulgadas pela Loja Escoteira inclusive com os modelos que os grupos recebem a título de doações, previamente aprovadas pela DEN, conforme o caso terá a seguinte composição: 

I – Uniforme escoteiro para Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros, Pioneiras, Escotistas e Dirigentes:

A - Uniforme escoteiro para a Modalidade Básica:

a) Camisa de manga curta ou comprida na cor cáqui;

b) Camiseta – exibindo motivo escoteiro, usada em atividades, para substituir a camisa; 

c) Calça ou bermuda na cor cáqui;

d) Saia na cor cáqui, devendo ser usada sobre shorts ou bermuda de malha;

e) Cinto – de couro marrom, do tipo “escoteiro”, com argolas, tendo no fecho de metal dourado a marca dos Escoteiros do Brasil;

f) Meias – cinzas, tamanho ¾, com canhão. Em dias muito frios, recomenda-se às mulheres o uso de meia-calça cor da pele.

g) Calçados – pretos;

h) Lenço escoteiro – de uso obrigatório nas cerimônias e ocasiões formais, em formato triangular, com catetos medindo de 60 a 90 cm, na cor ou cores adotadas pelo Nível ou órgão escoteiro; passando e fechando no pescoço por um anel. Em lugar de adotar lenço com cores e desenhos próprios, todos os órgãos escoteiros podem optar pelo uso do Lenço da União dos Escoteiros do Brasil. O lenço poderá ser usado quando a camiseta estiver substituindo a camisa;

i) Cobertura – se usada, deve enquadrar-se em um dos parâmetros descritos a seguir:  Boina - preta tipo “Montgomery”, pendendo para a direita, com o distintivo que identifica a modalidade;  Chapéu - marrom, do tipo “escoteiro”, de abas largas e retas, tendo na frente o distintivo da modalidade;  Boné - tipo “bico de pato”, em tecido, com cor e emblema definidos pelo Grupo;

j) Agasalho – quando necessário, nos padrões comercializados pela União dos Escoteiros do Brasil, inclusive a jaqueta do vestuário escoteiro ou conforme definido pela Unidade Escoteira Local. Os membros de uma Seção devem ser incentivados a usar, tanto quanto possível, agasalhos de um mesmo tipo.