1.png

O JOTA


  O Jamboree-On-The-Air é uma atividade mundial desenvolvida através de estações de radioamador, desde o ano de 1957. O objetivo sempre foi permitir que os Membros do Movimento Escoteiro pudessem se encontrar e conversar através das ondas de rádio.

ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR


  No Brasil e no mundo, o Radioamador é uma pessoa licenciada e autorizada a utilizar uma estação de rádio. É dessa forma que conseguem estabelecer contatos em diversos pontos do planeta. Essa ferramenta é usada no Escotismo mundial e recebe o nome de Radioescotismo (Radio Scouting). Os Escoteiros do Brasil desenvolvem essas atividades com excelência, dentre seus associados e junto à sociedade civil, de maneira destacada e proativa.

MODOS DE TRANSMISSÃO


  No Radioamadorismo, a quantidade de modos de transmissão e recepção disponíveis é incrível. Só para dar uma ideia, podemos usar voz, imagens, telegrafia, internet, celular, computador e até satélites.

APROXIMANDO SEM ESTAR PERTO


  Em época de distanciamento social, as estações de rádio aproximam as pessoas sem aglomerações. Como temos estações de radioamadores em todos os cantos, no Brasil e no mundo, conseguiremos desenvolver nossa atividade normalmente, utilizando todos os tipos de transmissão possíveis e conectando os participantes pela internet.

JAMBOREE NO AR E NA INTERNET


  Para conectarmos nossas estações a todos os participantes, vamos colocá-las ao vivo na internet, com a possibilidade de jovens de outras cidades, estados ou países participarem também. Serão muitas LIVES simultâneas, conduzidas por nossos jovens, escotistas e dirigentes, em apoio às estações de rádio.

ECHOLINK


  Apesar de não ser um modo de transmissão, mas uma tecnologia utilizada por radioamadores de todo o mundo, o Echolink é uma maneira espetacular de estabelecer contato entre estações e permitir que se conectem sem depender da propagação das ondas de rádio. A comunicação acontece em FM, o que torna muito mais fácil a compreensão. 

 

Radio Jota.png
Radio II.png
Radio Joti.png

QUEM SOMOS

  O radioamadorismo se destaca como um serviço de utilidade pública absolutamente voluntário e sem nenhum tipo de retorno financeiro para o praticante. Além disso, pode ser considerado um esporte de aventura e competição, já que existem inúmeras atividades nacionais e internacionais que reconhecem, pontuam e premiam a prática operacional conjunta (em equipes) ou solo de radioamadores.

 

BADEN POWELL

  A ideia do Radioescotismo é bem antiga: Baden Powell depois de ter deixado sua vida militar para se dedicar ao movimento escoteiro, menciona o rádio e as técnicas relacionadas como “uma provável e interessante ferramenta” para o desenvolvimento do jovem. Ele mesmo reportou: “...o rádio será, no futuro, o hobby dos nossos rapazes. É uma atividade enriquecedora, cujo futuro é promissor. Espero que os nossos escoteiros saibam aproveitar...”

 

RADIOESCOTISMO

  E mesmo com o avanço da internet, inclusive redes sociais, telefones celulares, entre outros aplicativos de comunicação, a transmissão por longa distância, através do rádio em ondas curtas, ainda encontra adeptos em todo o mundo. No Brasil, existem vários grupos em atividade.

  E o Guia Lopes também faz parte destes grupos através do PY1RX – Radio Amador, Pedro Paulo de Souza que a mais de 11 anos vem contribuindo com os grupos escoteiros de Resende-RJ através do Radioescotismo. Fazem parte de nossa equipe também os PUTRTR - Radio Amador, Tiago Alves e PUT1RVS Radio Amador, Rafael Vieira Deixamos aqui nossos agradecimentos e nosso cordial Sempre Alerta!

 

d395b7db-6579-48a8-9993-7d4af1ebada4 ss.

Da esquerda para a direita: Tiago Alves, Rafael Vieira e Pedro Paulo.

20201017_104937.jpg
pp.jpg

O JOTI


  Jamboree On The Internet (Jamboree na internet), conhecido pelo acrónimo JOTI, é um evento escoteiro que ocorre todos os anos, na segunda semana de outubro. Os participantes, através de meios de Chat do mundo inteiro, podem contactar outros escoteiros através da internet. Isto proporciona aos jovens um meio de aprender sobre o escotismo e a cultura de outros países

OBJETIVO


  O principal objetivo da atividade é criar novas amizades com pessoas de diferentes locais e firmar laços com os amigos, tudo de forma virtual, pensando no conceito de “pensar global, agir local”. As atividades são sobre temas variados, sempre conversando com os jovens e os incentivando a criar vídeos, fotos e aprender coisas novas durante o final de semana.

COMO FUNCIONA

  A atividade é uma grande gincana virtual, conhecida como Scout Joti Challenge (SJC), e reúne lobinhos e lobinhas, escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras de todo o mundo para o desafio de 48h de tarefas e muita produção audiovisual.

  O SJC foi totalmente idealizado por brasileiros, e desde 2011 rompeu as barreiras do país para cair no gosto dos estrangeiros. No ano passado foram 36.000 inscritos, organizados em mais de 1500 bases, com representantes de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A atual equipe coordenadora do SJC é composta por adultos voluntários do movimento escoteiro.


DEFINIÇÃO

  O JOTI no brasil é uma mega gincana que os Escoteiros do Brasil organizam, promovem e realizam para os/as Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros registrados no ano corrente visando a interação social, troca de experiências e desenvolvimento do trabalho em equipe.   

  O JOTI não é uma gincana de competição entre equipes, mas um desafio em que você e sua equipe buscam superar seus desafios por seus próprios meios e conhecimentos. 

 

20191019_104046.jpg
20191019_073302.jpg
IMG-20191021-WA0026.jpg
IMG-20191021-WA0018.jpg