20190526_172726.jpg

Quem somos

Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista.

A tropa é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características.

A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões, acampamentos etc.

Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor.

Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor.

O Monitor é eleito pela sua Patrulha.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.

 

images.jpg

NOSSA TROPA

Armando Bomfim

IMG-20190929-WA0042.jpg
20190331_095222.jpg
20190620_181346.jpg
IMG-20200209-WA0035.jpg

ENSINANDO VALORES À NOSSA JUVENTUDE

Os benefícios do escotismo

Relacionam-se com a aquisição de conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos e com o aprendizado sobre como agir com relação às adversidades que a pessoa enfrentará pela vida.

Aprender valores morais

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade. As crianças ainda aprendem a praticar boas ações, sendo incentivadas a desenvolvê-las todos os dias.

Uniforme.png
IMG-20200216-WA0041.jpg
IMG-20200216-WA0088.jpg
cd56bcef-160a-4fe7-a7bf-c84d836d969c.jpg

O que temos a oferecer

Promessa

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira.

Lei Escoteira

  1. O escoteiro é honrado e digno de confiança.

  2. O Escoteiro é leal.

  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.

  5. O Escoteiro é cortês.

  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Aprender brincando

Para os jovens tudo faz parte de uma gostosa brincadeira cheia de aventuras junto à natureza. Porém, durante as atividades dos escoteiros é trabalhada a construção do caráter do jovem. Trata-se de um complemento tanto do ambiente escolar quanto do familiar.

Unir pais e filhos

Diversas atividades de escotismo contam com o envolvimento dos pais das crianças e jovens escoteiros. Com isso, muitos pais acabam se envolvendo, naturalmente, nas atividades e ajudando na organização e, também, na administração do grupo. O resultado é uma melhor interação entre pais e filhos.

Pais_edited.jpg
REGRA 047-II-A – UNIFORME ESCOTEIRO

O uniforme escoteiro, é formado por um conjunto de peças concebidas conforme definições e detalhamentos constantes nas fichas técnicas divulgadas pela Loja Escoteira inclusive com os modelos que os grupos recebem a título de doações, previamente aprovadas pela DEN, conforme o caso terá a seguinte composição: 

I – Uniforme escoteiro para Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros, Pioneiras, Escotistas e Dirigentes:

A - Uniforme escoteiro para a Modalidade Básica:

a) Camisa de manga curta ou comprida na cor cáqui;

b) Camiseta – exibindo motivo escoteiro, usada em atividades, para substituir a camisa; 

c) Calça ou bermuda na cor cáqui;

d) Saia na cor cáqui, devendo ser usada sobre shorts ou bermuda de malha;

e) Cinto – de couro marrom, do tipo “escoteiro”, com argolas, tendo no fecho de metal dourado a marca dos Escoteiros do Brasil;

f) Meias – cinzas, tamanho ¾, com canhão. Em dias muito frios, recomenda-se às mulheres o uso de meia-calça cor da pele.

g) Calçados – pretos;

h) Lenço escoteiro – de uso obrigatório nas cerimônias e ocasiões formais, em formato triangular, com catetos medindo de 60 a 90 cm, na cor ou cores adotadas pelo Nível ou órgão escoteiro; passando e fechando no pescoço por um anel. Em lugar de adotar lenço com cores e desenhos próprios, todos os órgãos escoteiros podem optar pelo uso do Lenço da União dos Escoteiros do Brasil. O lenço poderá ser usado quando a camiseta estiver substituindo a camisa;

i) Cobertura – se usada, deve enquadrar-se em um dos parâmetros descritos a seguir:  Boina - preta tipo “Montgomery”, pendendo para a direita, com o distintivo que identifica a modalidade;  Chapéu - marrom, do tipo “escoteiro”, de abas largas e retas, tendo na frente o distintivo da modalidade;  Boné - tipo “bico de pato”, em tecido, com cor e emblema definidos pelo Grupo;

j) Agasalho – quando necessário, nos padrões comercializados pela União dos Escoteiros do Brasil, inclusive a jaqueta do vestuário escoteiro ou conforme definido pela Unidade Escoteira Local. Os membros de uma Seção devem ser incentivados a usar, tanto quanto possível, agasalhos de um mesmo tipo.